A sessão ordinária da Câmara Municipal de Barra do Garças, realizada nesta segunda-feira (6), foi marcada por um embate entre o secretário municipal de Turismo, Wendell Lopes, e o presidente do Legislativo, vereador Alex Mattos (PODEMOS). A discussão teve início após a apresentação do calendário turístico de 2026 e de um balanço das ações realizadas pela Secretaria de Turismo (Sectur) ao longo de 2025.
Durante sua fala, Wendell destacou o aumento nas visualizações dos perfis da Sectur e do Parque das Águas Quentes nas redes sociais, mas aproveitou o momento para alfinetar o 1º Simpósio de Políticas Públicas do Turismo, promovido pela Escola do Legislativo em setembro. “Outro dia vi uma palestra aí que falaram uns dados, mas não tinha fonte. Nunca vi isso”, criticou o secretário.
A declaração gerou reação imediata do presidente da Câmara. Alex Mattos rebateu a crítica e saiu em defesa do evento, que reuniu especialistas, empresários e lideranças para debater estratégias de fortalecimento do turismo local. “As palestras contribuíram sem diminuir o trabalho da secretaria, foram feitas com responsabilidade e qualidade. O que queremos saber é o que foi feito pela gestão para normatizar o turismo na cidade, proteger os investimentos do setor e fazer o Conselho e o Fundo de Turismo funcionarem”, afirmou.
Alex também comparou a atual gestão com a do ex-secretário Élcio Mendes, elogiando a capacidade de captação de recursos da gestão anterior. “O Élcio fez muito mais em nove meses, e com recursos de emenda, o que é ainda mais difícil. Então, antes de tentar diminuir o trabalho desta Casa, o senhor deveria apresentar resultados concretos”, completou o presidente.
Apesar de ter dito que assistiu à palestra citada, Wendell não participou do simpósio. No mesmo fim de semana em que o evento ocorreu, o secretário publicou fotos em suas redes sociais fora do município, durante atividades do grupo cristão Legendários.