Panorama Coletivo - A notícia que te conecta

Sabado, 08 de Novembro de 2025
Panorama Coletivo
Panorama Coletivo

Geral

Prestar informações solicitadas pelo IBGE é obrigatório a todo cidadão

As informações estatísticas prestadas em entrevistas ao IBGE são sigilosas e de uso restrito da entidade de pesquisa

Redação Panorama
Por Redação Panorama
Prestar informações solicitadas pelo IBGE é obrigatório a todo cidadão
Foto: Secom-BG/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Todo cidadão, empresa ou entidade é obrigada a prestar informações estatísticas quando solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas são seguras, mantidas sob sigilo e a recusa na prestação de informações pode acarretar multas ao entrevistado.

O IBGE realiza uma diversidade de pesquisas no Brasil, de natureza demográfica, social, econômica, geográfica e ambiental. O Censo Demográfico que ocorre a cada 10 anos, é a mais conhecida delas, mas existem outras de importância semelhante, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua).

A PNAD Contínua ocorre continuamente, investigando domicílios selecionados e divulgando resultados mensais, trimestrais e anuais. O levantamento tem a finalidade de gerar amplo conhecimento sobre a realidade socioeconômica do Brasil, resultando em indicadores como mercado de trabalho, taxa de desocupação, rendimento das famílias, entre outras informações importantes.

Leia Também:

Mas para que os resultados gerados pela pesquisa tenham qualidade estatística, os domicílios selecionados precisam colaborar com o levantamento, respondendo às perguntas realizadas pelos profissionais do IBGE.

A entidade se dispõe a negociar horário e data mais adequada para a entrevista, de acordo com a rotina do entrevistado. O tempo de entrevista varia, mas geralmente leva em torno de 30 minutos de conversa. No caso da PNAD Contínua, os domicílios selecionados são visitados 5 vezes, sendo uma visita por trimestre.

Quando um domicílio é selecionado, ele não pode ser substituído. Isso alteraria a metodologia, confiabilidade e qualidade da pesquisa. Por isso, é fundamental a participação de cada domicílio selecionado no estudo.

A legislação brasileira obriga pessoas físicas e jurídicas a prestarem as informações solicitadas pelo IBGE. Recusar-se a atender a entidade ou prestar informações falsas é considerado infração e pode sujeitar o infrator ao pagamento de multas.

Segurança

As informações prestadas pelo entrevistado ao IBGE são mantidas sob sigilo e nenhuma resposta é divulgada individualmente. Ou seja, o entrevistado não é identificado na divulgação de resultados da pesquisa.

Todas as informações são de uso restrito da entidade de pesquisa, não podendo ser compartilhadas com outros órgãos, utilizadas para fins comerciais e nem como prova em processo de qualquer natureza.

Para garantir a segurança dos entrevistados, os profissionais do IBGE podem ser facilmente identificados por crachá, com nome e número de matrícula. Com essas informações, os entrevistados podem verificar a identidade do profissional por meio do site www.respondendo.ibge.gov.br ou do número 0800 721 8181 (Central de Atendimento do IBGE).

FONTE/CRÉDITOS: Secom-BG
Redação Panorama

Publicado por:

Redação Panorama

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!