Panorama Coletivo - A notícia que te conecta

Terça-feira, 08 de Julho de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Policial

Polícia Civil deflagra quatro operações simultâneas contra facção criminosa em Mato Grosso

Ofensiva cumpre 37 ordens judiciais e mira crimes como extorsão, homicídios, sequestro, tráfico e tortura

Redação Panorama
Por Redação Panorama
Polícia Civil deflagra quatro operações simultâneas contra facção criminosa em Mato Grosso
PCMT/Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã de ontem, terça-feira (1º), quatro operações simultâneas voltadas ao combate ao crime organizado. As ações, denominadas Mercador, Choffer, Tribunal Espúrio e Áureo, são resultado de investigações conduzidas ao longo dos últimos meses e têm como foco a desarticulação de uma facção criminosa envolvida em extorsão, homicídios, sequestro, tortura, tráfico de drogas e ameaças a comerciantes.

Coordenadas pela Delegacia de Polícia de São José dos Quatro Marcos, as operações cumprem ao todo 37 ordens judiciais nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Cuiabá e Várzea Grande, em uma ofensiva contra grupos com forte atuação no estado.

Operações em detalhes

Publicidade

Leia Também:

Na Operação Mercador, os alvos são envolvidos em crimes de extorsão contra comerciantes. Foram expedidos seis mandados de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão domiciliar e seis ordens de bloqueio de contas bancárias.

Já a Operação Choffer cumpre 10 ordens judiciais relacionadas a investigações de homicídios ocorridos em São José dos Quatro Marcos. Foram autorizados três mandados de prisão preventiva, cinco internações de adolescentes e duas buscas e apreensões.

Na Operação Tribunal Espúrio, a apuração envolve crimes de sequestro e tortura. Foram cumpridas quatro ordens judiciais: três mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão.

Por fim, a Operação Áureo tem como foco outro homicídio investigado no município. Foram expedidos três mandados de busca e apreensão.

Resposta integrada e estratégica

As ações contaram com o apoio das delegacias de Araputanga, Mirassol d’Oeste, Rio Branco, além da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cáceres e da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc) de Cuiabá.

O delegado Thiago Meira, responsável pelas investigações, destacou o esforço conjunto das equipes e reforçou a importância da atuação integrada entre as forças de segurança e o sistema de justiça. Segundo ele, as operações representam uma resposta direta e estratégica ao avanço da criminalidade na região, especialmente contra núcleos que atuam com violência e intimidação da população.

As operações fazem parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, por meio da operação Inter Partes, que intensifica o enfrentamento às facções criminosas em todo o estado. As diligências seguem ao longo do dia e os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil continuará acompanhando os desdobramentos das investigações.

 

FONTE/CRÉDITOS: PCMT
Comentários:
Redação Panorama

Publicado por:

Redação Panorama

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!